Mecanismo de descoberta de preço é o processo de determinar o preço de um ativo no mercado por meio da interação entre compradores e vendedores. Nesse processo, compradores e vendedores atingem um preço de equilíbrio em um determinado momento. Dentre os fatores que influenciam nesse processo temos (1):
Quantidade de compradores
Quantidade de vendedores
Quantidade de oferta disponível para venda no mercado
Quantidades negociadas recentemente
Disponibilidade de recursos de compradores
Expectativas futuras sobre o ativo negociado
Notícias e eventos que influenciam a percepção de o valor do ativo.
A descoberta de preços é uma soma do sentimento do mercado em um determinado momento
Em um mercado dinâmico, a descoberta de preços ocorre continuamente à medida que os ativos são comprados e vendidos. O preço às vezes cairá abaixo da média e às vezes acima da média como resultado do ruído devido a incertezas e mudanças transitórias na oferta causadas por atos de compra e venda.
Diferenças de preços e arbitragem de mercado
Muitas vezes acontece que em diferentes mercados, os mesmos ativos ou bens são negociados a preços diferentes. Isso se deve a variações nos fatores que afetam o mecanismo de descoberta de preços (1) em cada mercado local.
Em alguns mercados, onde há excesso de oferta de um ativo, isso pode fazer com que ele seja negociado a preços mais baixos, enquanto em outros mercados onde há escassez desse ativo, ele pode ser negociado a preços mais altos.
Arbitragem de mercado
Essas diferenças nos preços de mercado dão origem à arbitragem de mercado (Wikipedia). A arbitragem de mercado consiste na compra de um bem ou ativo em um mercado onde está avaliado por um valor menor e vendê-lo em um mercado onde está valorizado por um valor superior, obtendo um lucro imediato com a diferença de preço.
A arbitragem de mercado é uma atividade que beneficia os mercados, pois auxilia a movimentação de ativos de onde há maior oferta disponível para onde há maior demanda insatisfeita.